Você tem um Espírito Ensinável?
Essa semana no grupo que faço parte de cura emocional o Espírito Santo se moveu de uma forma tremenda. Nos sentíamos cansadas, sobrecarregadas, mas isso nada mais é a investida de Satanás contra a cura de Deus.
Quando buscamos liberdade, Satanás se levanta e certamente haverá batalha espiritual.
E algo que o Espírito Santo ministrou nas nossas vidas foi o espírito de arrogância, quando cremos que já sabemos de tudo, um espírito não ensinável, uma atitude resistente à mudança. Sempre haverá resistência contra a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).
Não venho aqui dizer que temos que andar em condenação, nos sentindo culpados, mas sim estarmos sensíveis ao que o Espírito Santo quer fazer nas nossas vidas hoje.
O que aprendemos com a arrogância de Caim?
Em Gênesis 4:3-7 diz assim: Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
Após esse ocorrido sabemos que Caim matou a Abel. Talvez ele pensou que matando Abel resolveria o problema, ou que foi culpa de Abel ou o que quer que seja. Mas afinal qual foi o problema de Caim aqui em relação essa história?
Caim teve um coração arrogante perante a situação com Deus e sua oferta. Talvez ele pensou que poderia resolver o problema melhor que Deus eliminando seu irmão.
O que o Senhor tem falado ao teu coração que você precisa buscar a solução ou a direção dEle ao invés de resolver da sua forma?
Quem sabe se Caim tivesse tido uma atitude completamente diferente, um coração humilde de perguntar ao Senhor “como eu posso, meu Deus, fazer diferente da próxima vez?” “Porque o Senhor não aceitou a minha oferta?” “Onde foi que eu errei para fazer o certo de agora em diante?”
Se ele tivesse buscado saber de Deus com uma atitude em querer aprender, em buscar ser melhor, um espírito ensinável e ter reconhecido o seu pecado, pedido perdão à Deus, receber o perdão, se permitir ser curado e transformado por Deus com certeza a vida dele seria bem diferente, pelo menos não teria tido a infelicidade de acabar com a vida do seu irmão. Mas ao contrário, deu ouvido a sua raiva, seu espírito arrogante começou dar lugar a vozes que não deveria, alimentando pensamentos contrários à Palavra de Deus acabou consumando o pecado assassinando seu irmão. O pecado é assim, nos escraviza, nos leva de um erro a outro e se não buscarmos agradar a Deus e sermos curados por Ele poderemos estragar a nossa vida de uma forma semelhante à que Caim fez com a dele.
Que em nome de Jesus possamos ter sempre esse coração humilde e quebrantado para que Deus possa nos transformar e nos libertar. Amém?