Será que a busca pela cura da alma é aprovada por Deus?
Gostaria de abordar esse tema pelo fato de que muitos cristãos têm uma forma equivocada em relação à cura das emoções e muitos acreditam que Deus não se agrada disso; que uma vez nascidos de novo Deus nos cura por completo. Uma coisa é já termos disponível através do sacrifício de Jesus a nossa cura seja na alma ou no físico, mas outra é tomarmos posse dessa cura e que ela se torne real nas nossas vidas.
No início de 2020 o Senhor me falou para eu começar a abordar temas tanto na área espiritual, emocional e física. Na Palavra de Deus em 1 Tessalonicenses 5:23 diz assim: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
A Palavra de Deus fala que nós somos um ser: espírito, alma e corpo e eu creio que Ele quer que nós busquemos um equilíbrio entre essas áreas da nossa vida, porque não adianta estarmos espiritualmente em ordem, mas a nossa alma sempre abatida, cheia de medos, fortalezas ou vice-versa. Tem uma pastora daqui dos EUA chamada Dr. Sandra Kennedy que ela diz que “nós somos um espírito, que tem uma alma, que vive em um corpo.”
Existem estudos que mostram que a alma doente traz enfermidades ao corpo também. A Palavra de Deus confirma isso e vai ainda além, em Salmos 32:3 diz assim: “Enquanto mantive meus pecados inconfessos (espírito), meus ossos se definhavam (corpo) e minha alma se agitava em angústia (alma). Em outra palavras o Rei Davi está dizendo enquanto ele não consertava o seu espírito, a sua alma se angustiava e seu corpo adoecia. Que Palavra forte não é mesmo? Você também já deve ter ouvido falar que a falta de perdão, ressentimento, amargura pode nos trazer doenças no nosso físico, não é verdade? Eu creio que sim, mas não precisamos ficar aí, podemos buscar a cura da nossa alma e permitir que o Senhor ministre no nosso coração arrancando toda a raiz e planta que Deus não plantou em nós. Em Mateus 15:13 diz assim: “Mas Ele respondeu assim: Toda a planta que meu Pai Celestial não plantou será arrancada.”
Durante esse ano de 2020 enquanto eu ficava em casa (se você não viu meu testemunho de quando Deus me tirou do meu trabalho não perca essa oportunidade clique aqui), Deus começou a me incomodar com assuntos em relação à coaching, acompanhamento, ser alguém que pudesse ajudar o outro nessa área emocional. Foram inúmeras vezes e situações que Deus usou, mas eu estava com a minha mente completamente fechada para o que Deus queria. Eu rejeitava tudo o que envolvia o coaching porque antes da minha conversão eu estava trabalhando nessa área (você pode assistir o meu testemunho completo de quando eu me converti aqui). Naquela época Deus havia falado pra mim que o que eu acreditava não era a verdade; e que eu ia começar a pensar completamente diferente do que eu estava pensando naquele momento antes de me converter. Quando Ele me disse isso eu entendi que tudo o que eu estava fazendo na época inclusive minha carreira na área de coaching era errado e foi por isso que eu deixei tudo pra trás e rejeitava toda e qualquer ligação com o tal coaching.
Durante uma de minhas conversas com Deus em relação ao que Ele estava me falando em 2020 Ele me explicou que nem tudo o que eu fazia naquela época Ele não aprovava. Acontece que eu acreditava e ensinava as outras pessoas que o poder de cura do nosso espírito, alma e corpo vinha de nós mesmos, que nós éramos como se fossem extensões de Deus e que não existia pecado nem espíritos do mal, mas sim que tudo dependia de nós, dos nossos pensamentos, decisões, intensidade de poder. Deus me explicou que hoje era diferente porque eu sei que a cura vem dEle, que é tudo por Ele assim como diz em Romanos 11:36: “Portanto dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. Somente a Ele seja dada a glória eternamente.”
E então eu perguntei a Deus, mas e a repetições? Porque existem algumas técnicas usadas para exercício do nosso subconsciente que são repetitivas. E Deus me disse que o problema das repetições é mais em relação às nossas orações como diz em Mateus 6:7 “E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; pois imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos.” Deus me disse que assim como Ele nos proporcionou ferramentas para crescermos espiritualmente como a oração, estudo da Palavra, jejum, comunhão com os irmãos, Ele também nos proporcionou elementos que podemos utilizar para a cura da nossa alma como o perdão, analisar o nosso coração, trabalhar nos obstáculos, entender como o inimigo trabalha na nossa mente e como vencê-lo. Bem como no campo físico através de exercícios repetitivos, suplementos, dietas, comidas saudáveis e por aí vai.
Na época que Deus me revelou o propósito dEle eterno pra toda a humanidade, veja o artigo aqui, eu estava num Congresso chamado “Criados para uma missão” e quando estavam tocando o louvor onde diz: “Entra na minha casa, Entra na minha vida, mexe com minha estrutura…” eu pude entender que quando nós nascemos de novo, nós nos tornamos um com Deus em espírito, mas a nossa alma continua cheia de feridas, traumas, falta de perdão, limitações, medos… Existem pessoas que dizem que o sacrifício de Jesus na cruz já é o suficiente, e eu concordo plenamente, MAS existe uma parte que cabe somente a nós de fazer que é buscar nEle essa cura que Ele já conquistou no calvário e permitir que Ele ministre nos nossos corações e nos cure. E é exatamente o que o louvor estava ministrando no meu coração, de que eu estava convidando a Jesus a entrar na minha vida e mexer com a minha estrutura, minhas emoções transformando assim o meu ser.
A minha conversão, quando eu nasci de novo foi uma experiência sobrenatural e muito emocionante. Quando Deus tirou as escamas dos meus olhos como eu conto no artigo eu pude perceber que meu pecado maior era a fornicação, mas com o passar dos dias eu continuava aprisionada em algumas áreas da minha vida. No início eu até queria acreditar que nascendo de novo a minha vida emocional estaria completamente curada e liberta, mas na realidade isso estava bem longe de ser a realidade pra mim.
Então o que Deus tem me mostrado é que a busca da cura da nossa alma é algo que Ele permite fazermos desde que busquemos a Ele como a fonte da nossa cura e técnicas que glorificam à Ele e não a nós mesmos.
Nota: Mesmo agora eu ainda sinto um certo incômodo com a palavra coaching porque é muitas vezes associada com exoterismo e técnicas que não glorificam a Deus. Mas o importante é que quando Deus me revelou o meu propósito é que estava ligado com a cura emocional e literalmente direcionar às pessoas no caminho do Senhor para que elas possam ser curadas por Ele. Eu na realidade estaria cumprindo um papel de facilitadora, porque já passei por esse processo e sou vitoriosa em muitas áreas da minha vida para a honra e glória do Senhor Jesus.
E então amados, o que tem incomodado o seu coração? Você se sente perdido? Sem rumo na vida? Sentindo um vazio? Gostaria de viver uma vida emocional livre de medos, de confusão? Se sente encarcerado em alguma área da sua vida? Não deixe isso passar, eu creio que não foi em vão que você chegou até essa mensagem. E lembre-se o que Romanos 8:28 diz: “Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus…”. Se essa mensagem em algum momento tocou o seu coração ou se você tem sentido que mesmo você sendo cristã a sua vida se encontra sem alegria, se você tem dificuldade de perdoar, se sua vida não vai adiante entre em contato comigo aqui, quem sabe eu posso lhe ajudar.
Seja forte e corajosa!! Jesus venceu o mundo por nós!!