Porque Jesus?

Hoje gostaria de falar com vocês sobre um assunto de bastante importância para os que crêem e seguem à Jesus, mas também para aqueles que não crêem.

Às vezes na nossa vida nos deparamos com certas situações onde a nossa fé é provada ao extremo, mas é importante que sigamos firmes. A Palavra de Deus fala que TUDO coopera para o bem daqueles que O amam e são chamados segundo o Seu propósito (Romanos 8:28).

Eu sei e entendo que parece simples dizer isso, mas é exatamente sobre isso que vamos falar hoje aqui. Eu vejo pessoas ao meu redor que passaram e passam por muitas tribulações, eu mesmo já passei por algumas. Pude ver que algumas desistiram de seguir à Deus, outras seguiram firmes na Rocha e outros estão ainda se questionando.

As Provas da Vida

Esse ano de 2020 apesar de ter sido um ano divisor de águas pra mim no bom sentido, eu tenho ficado muito triste com a perda de algumas pessoas muitos queridas, homens e servos de Deus e também neste exato momento uma amiga muito querida, uma serva linda do Senhor, está passando por uma prova tremenda na área da saúde. Eu lhe confesso que cheguei a perguntar à Deus, porque? No início do ano um grande homem de Deus chamado Ravi Zacharias descobriu um câncer na coluna. Um homem com uma sabedoria de Deus tremenda, com um ministério que alcança milhares de pessoas. Esse servo veio a falecer em Maio deste ano. Um amigo da nossa igreja, sofreu tanto durante 3 anos, lutando contra um câncer agressivo, esse ano veio a falecer também. E essa enfermidade que está se alastrando pelo mundo, o Covid-19, quantas vidas ceifadas em 2020 em questão de segundos, famílias perdendo mais de uma pessoa, crianças perdendo seus familiares, enfim tudo isso muitas vezes nos faz pensar e até mesmo perder a nossa fé. Quantas pessoas doentes da alma, com ansiedade, depressão, servos de Deus passando por isso. A Palavra de Deus fala em Mateus 5:45: “Porque Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”. 

Uma ocasião eu assisti um documentário sobre a trajetória do Evangelista Billy Graham e ele disse que houve um tempo onde chegou a questionar sobre Bíblia, se era verdadeira ou não. Como você vê, não somos somente nós que passamos por essas dúvidas e questões. O importante é nos mantermos firmes independente do que Deus fizer por nós ou não, porque Ele sempre está no controle de tudo e sabe o que é melhor para aqueles que o amam.

A fé em Cristo não é cega

Algo que Deus falou tremendamente comigo uns tempos atrás é que a nossa fé em Jesus não é uma fé cega, ela é uma fé baseada em evidências. Eu mesmo testifico a fé em Jesus pelo o que Ele tem feito em mim, as experiências que eu tive com Jesus não tem como serem negadas. Eu falo um pouco sobre isso no meu vídeo da minha conversão. Ele literalmente abriu os meus olhos e eu pude ver o que não podia ver. Eu pessoalmente não tenho nem como ter dúvidas em relação à Deus, mas nem todos tiveram essas experiências com Deus.

Jesus durante o seu ministério com os doze apóstolos fez maravilhas que ninguém poderia fazer. As pessoas daquela época ficavam maravilhadas. Tantos milagres descritos no Novo Testamento como Lázaro que foi ressuscitado, pessoas curadas de enfermidades, libertas de demônios, enfim muitas coisas que podemos conhecer através dos evangelhos. O mais importante é que haviam testemunhas e também os apóstolos que acompanhavam Jesus aonde Ele ia. Em João 21:25 diz assim: “Jesus realizou ainda muitas outras maravilhas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, acredito eu que nem mesmo o mundo inteiro seria capaz de conter os livros que se escreveriam.” 

Antes de Jesus ser entregue à morte Ele falou aos discípulos dEle assim: “Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia”. Isso está registrado em Mateus 16:21, Marcos 8:31 e Lucas 9:22. Então Jesus falou aos discípulos que Ele iria ser entregue, ser morto, e que Ele iria ressuscitar ao terceiro dia. Ohh glórias!! Aleluia!! 

O que me chama muito a atenção é o caso de Pedro e Tomé. Jesus disse à Pedro que ele iria negá-lo 3 vezes antes que o galo cantasse e Pedro disse que jamais faria isso, mas todos nós sabemos que Pedro negou à Jesus. O assunto poderia ficar por ali mesmo e esquecer disso. Tomé, por sua vez, só acreditaria se visse. Pois é, ambos apóstolos viram Jesus ressuscitado e creram. E como isso pode ser provado? Veja bem. Se você tivesse caminhado com Jesus durante 3 anos e visto as maravilhas que Ele fazia e ele chegasse pra você e dissesse que seria entregue, morto, mas que ia ressuscitar ao terceiro dia; para que você acreditasse realmente em Jesus e no que Ele estaria lhe dizendo você precisaria ver que isso realmente aconteceu correto? Agora se Jesus não ressuscitasse você já saberia que era uma mentira e a vida continuaria. Pois bem, o fato é que Jesus ressuscitou e apareceu aos apóstolos. E como eu posso ter tanta certeza disso se eu não estava lá? Porque simplesmente todos os apóstolos não só continuaram pregando as boas novas como também sofreram mortes terríveis sendo mártires, ou foram crucificados, decapitados e por aí vai. Então no caso de Pedro, o pior que Pedro pudesse fazer ele já havia feito que foi negar a Jesus e ele poderia viver depois da morte de Jesus com sua consciência e voltar pra sua velha vida. Mas não, depois que Jesus ressuscitou e ascendeu aos céus, Pedro continuou pregando a Palavra, a igreja só crescia e Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo. Oras, ninguém continuaria pregando como no caso de Pedro algo que alguém lhe ensinou sobre si mesmo no caso Jesus se esse Jesus não tivesse voltado como Ele mesmo disse que voltaria. Se Jesus não tivesse voltado, Pedro jamais teria morrido crucificado. Assim como Tomé, ele só iria crer se ele visse. E Tomé viu Jesus e creu. Tomé por causa disso continuou a falar desse Jesus que salva e foi martirizado por isso.

Como morreram os apóstolos

Depois que Jesus ressuscitou, apareceu aos apóstolos e ascendeu aos céus eles continuaram pregando, fazendo discípulos, curando, libertando, batizando pessoas e anunciando as boas novas. E por causa disso os apóstolos tiveram mortes terríveis.

Tem um arqueólogo cristão que eu sigo e gosto muito que chama Rodrigo Silva, ele conta como foi a morte dos 12 apóstolos que podemos ver a seguir:

  • Matias foi martirizado
  • Simão Zelote foi crucificado
  • Judas Tadeu foi martirizado
  •  Tiago (mais novo) foi crucificado
  • Mateus foi martirizado
  • Tomé foi martirizado
  • Bartolomeu foi golpeado até a morte
  • Felipe foi martirizado
  • André foi crucificado
  • Tiago (mais velho) foi decapitado
  • Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo
  • João depois do exílio teve morte natural

Então como nós podemos ver, temos motivos de sobra para acreditar que Jesus é quem Ele disse que é, que não há outro caminho de chegar à Deus senão através de Jesus, que Ele é o único caminho para nos reconciliar com Deus, que toda a autoridade sobre o céu e terra foi dada à Ele. 

Que nós possamos sempre guardar em nosso coração isso e lembrar que os apóstolos foram testemunhas de Jesus, cumpriram o chamado que Ele os deu e por isso sofreram mortes terríveis. Eles deixaram um legado à nós para não desistirmos diante das adversidades porque TUDO coopera para o bem daqueles que amam à Deus e que foram chamados segundo o SEU propósito.

E não se esqueça: Seja forte e corajosa!! Jesus venceu o mundo por nós!!

 

4 thoughts on “Porque Jesus e não outro?”

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *