O Pecado da Gula
A gula ou glutonaria é um pecado e é algo que nos afeta em todas as áreas da nossa vida seja no âmbito espiritual, emocional e físico. Muitas vezes nós buscamos consertar o nosso coração com Deus ou nos alinhar com Ele com coisas ou pecados aparentemente mais óbvios, mas eu creio que Deus sempre quer nos levar mais profundo para que sejamos libertos de tudo aquilo que nos prende e nos torna escravos.
O significado da palavra “gula” no dicionário é: “vício de comer ou beber demais”. Já a palavra “vício” significa “mau hábito; costume danoso, prejudicial, condenável; apego extremo.”
É importante salientar que muitas vezes comemos em excesso e o que é ainda pior, comemos comidas que não são nada saudáveis ao nosso corpo. Hoje vamos falar da gula como um pecado, algo que nos atrapalha espiritualmente, mas também algo que nos torna escravos emocionalmente e fisicamente.
A Palavra de Deus fala em vários versículos como em Gálatas 5:21, 1 Pedro 4:3, Lucas 21:34 sobre bebedices e em algumas versões destes versículos fala também em glutonaria. Mas como vimos no dicionário que diz que gula serve tanto por comer ou beber demais entendemos também que serve para ambos atos.
Minha Experiência Pessoal
Já faz um bom tempo que não tenho dado muita importância para a qualidade da comida que como e nem tampouco a quantidade. Eu sempre gostei de comidas saudáveis, eu troco tranquilamente um hambúrguer ou uma massa por um belo prato de salada, vegetais e grãos. Eu lembro quando eu morava no Brasil a minha mãe preparava um prato grande de radicchi or alface e íamos para frente da TV comer juntas. Pra mim almoço ou janta que não tenha salada é falha na certa. Várias vezes aqui nos EUA quando vamos em churrascarias eu peço o meu rodízio somente com saladas e vegetais.
Antes de conhecer meu esposo eu fui vegetariana por uns 5 anos. Me sentia super bem e lhe confesso que foi a primeira vez na vida que pude entender o velho ditado que diz: “Eu como pra viver, não vivo pra comer”.
Mas eu confesso que de uns anos pra cá mudei a minha alimentação, voltei a comer de tudo um pouco e consequentemente comecei a sentir os efeitos disso no meu corpo. Dores nas articulações, nas costas, de estômago, inchaço após a refeição e por aí vai.
Quando eu trabalhava fora, a pressão do ambiente de trabalho e a ansiedade eram aliviadas com comidas “sem qualidade”, mas “doces” ao paladar. Era toda hora chocolates, bolos, doces, massas, pães e sem contar no exagero, todo momento era motivo pra comer. Eu lembro que quando eu estava frustrada com algo que eu não conseguia resolver no meu trabalho eu ia direto para a cozinha procurar algo que pudesse acalmar a minha ansiedade e me dar um conforto nem que fosse passageiro.
Sem contar que ao invés de eu recorrer a Deus eu recorria à comida para me ajudar nos assuntos que me deixavam ansiosa. Na realidade eu estava colocando a comida no lugar de Deus e isso se chama idolatria.
A Gula e o Emocional
Existe algo que muitas vezes não nos damos conta, mas comer em demasia e também alimentos que não são nada nutritivos geralmente servem para aliviar alguma ansiedade ou até mesmo alguma dor.
Não sei se você já assistiu algum daqueles programas de pessoas com obesidade mórbida? Pois é, na maioria das vezes as pessoas confessam que na comida elas conseguiram encontrar conforto para as suas dores emocionais. Algo interessante eu assisti uma ocasião sobre uma moça que contou que ela comia em demasia uns biscoitos de chocolate chamados “cookies”, mas era algo fora do normal e consequentemente a fazia engordar muito. E ela pode perceber em uma sessão com um coach que ela fazia isso porque a mãe dela sempre preparava esses cookies quando ela era pequena e ela quando os comia sentia o carinho da mãe dela por perto ou o aconchego do colo da mãe. Claro que isso ela fazia inconscientemente. Que coisa interessante, não é mesmo? Como a nossa mente muitas vezes associa coisas ou situações que não nos damos conta podendo ser prejudicial ao nosso bem-estar.
- E você, por ventura, tem usado a comida para aliviar alguma dor?
- Você anda ansiosa com o trabalho, ou com sua situação financeira, ou com algum problema que está enfrentando?
- Você tem tentado aliviar a sua ansiedade com a comida?
- Ou de repente tem algum alimento que você sabe que não lhe faz bem fisicamente, mas emocionalmente lhe traz um alívio? Ou talvez lhe faz sentir perto de alguém que você ama?
Nós precisamos sempre lembrar que Deus quer que nós sejamos livres e não dependentes de coisas para nos satisfazer, mas que sempre dependamos dEle para aliviar a nossa dor, curar o nosso coração e nos livrar da dependência emocional da comida.
A Gula e o Espiritual
Quando Deus fala na Palavra que algo é pecado, Ele não fala para nos privar das coisas “boas” como sendo uma carrasco, mas sim Ele nos fala porque essas coisas que aparentemente são boas na realidade só estão “tapando o sol com a peneira”, só resolvem a situação temporariamente, não resolvendo o problema em si. Quando você voltar pra sua vida normal o problema continuará lá lhe atormentando.
Mas se você:
- abrir seu coração pra Deus;
- confessar o seu pecado;
- se arrepender;
- pedir perdão.
Ele lhe mostrará o porquê de você estar fazendo isso lhe trazendo cura ao seu coração. Peça ao Espírito Santo que ministre nessa área da sua vida e que lhe ajude a vencer isso.
Outro fato importante de salientar no lado espiritual é que Deus espera que coloquemos Ele acima de tudo. E quando recorremos a algo em lugar de Deus, nesse caso a comida para aliviar alguma situação estamos na realidade cometendo o pecado também de idolatria. A comida passa a ser um ídolo para nós, algo que eu dependo para me trazer um certo tipo de conforto. Como diz em 1 Coríntios 10:7: “Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: “O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra”.”
A Gula e o Físico
Como nós podemos perceber a gula é um mal que atinge o nosso espírito, alma e também o nosso corpo. Comer em demasia e alimentos de má qualidade nos trazem problemas de saúde, dores no corpo, fadiga, letargia, problemas de concentração… Deus quer que tenhamos um equilíbrio na nossa vida e que dependamos 100% dEle.
E nunca se esqueça, Deus é um Deus de processo e não de eventos, é um caminhar com Ele que vai nos transformando de glória em glória, amém!?
Se esse artigo falou ao seu coração ou se existe alguma área que Deus quer tratar com você em relação a gula, entre em contato comigo aqui.
E nunca se esqueça: Seja forte e corajosa!!