Verdade Absoluta Existe?
Hoje eu gostaria de falar sobre a verdade absoluta x verdade relativa.
Será que cada um de nós tem a sua verdade? Hoje em dia esse assunto é muito comum nas universidades e quem diria que isso iria acontecer um dia. Eu pelo menos sempre fico me perguntando isso. Muitas pessoas dizem “Eu sou o criador da minha verdade, ninguém pode me dizer o que é bom ou ruim”. Isso é uma realidade em muitos consultórios de psicólogos, terapeutas, coaches trazendo ainda mais confusão pra vida das pessoas.
Comigo recentemente aconteceu de alguém próximo a mim que tem faculdade, mestrado e até doutorado, isto é, um intelectual que quando eu o confrontei com algo, essa pessoa me respondeu simplesmente: Caroline, essa é a tua verdade, mas não a minha. E não estávamos falando de alguma percepção em relação à algo que aconteceu, mas sim eu estava mostrando algo do que Deus diz na Palavra e essa pessoa rejeitou completamente. E isso é uma realidade infelizmente muito comum hoje em dia. Fico imaginando, se hoje nas universidades os jovens estão aprendendo isso o que será das gerações futuras.
Percepção ou Verdade Relativa?
O que eu percebo é que quando as pessoas falam que cada um tem a sua verdade, na realidade eu diria que cada um tem a sua percepção. Depende do ângulo que você vê a situação, depende da lente que você está vendo determinada ocasião você tem uma percepção diferente. Mas isso não necessariamente é uma verdade.
Muitos de nós algum dia já deve ter dito “eu tenho a minha verdade”. O que na realidade eu vejo como algo bastante prejudicial e leva a pessoa a afundar-se cada vez mais. Falo isso porque me baseio na Palavra e eu pessoalmente já vivi isso. Eu também acreditava que eu tinha a minha verdade até ter um encontro com Cristo. Um apologista muito conhecido chamado Ravi Zacharias disse uma frase assim: ” Nós temos o direito de acreditar no que quisermos, mas nem tudo em que acreditamos é o certo”.
Imagine, por exemplo, se 3 cegos estivessem tocando um elefante. O primeiro toca a perna e diz que o elefante é uma árvore. O segundo tocando a tromba diz que o elefante é uma cobra. Já o terceiro diz que nenhum dos dois estão certos e tocando o elefante de lado esse diz que é uma parede. Todos nós sabemos que nenhum dos 3 acertou. Na realidade cada cego teve a sua percepção do elefante, mas nenhuma delas era a verdade.
Código Moral
O grande problema de defender cada um a sua verdade é que tudo ficaria insustentável. Imagina eu ter um cão em casa, mas decidi que pela minha “verdade” ele é um cavalo. Levo ao veterinário e digo que além do meu cachorro ser um cavalo eu exijo que o tratamento seja de cavalo e não de cachorro. O veterinário obviamente vai pensar que eu estou de brincadeira. Estou exagerando nesse exemplo, mas não precisamos ir muito longe para vermos estes absurdos acontecer. Vamos imaginar outra situação, alguém entra na sua casa e faz algum mal para seu filho. Quem fez a maldade pode alegar que não vê mal nenhum nisso, você obviamente sabe que o mal foi feito e que a pessoa precisa pagar por isso. Agora nesse caso, quem está certo? O agressor ou a mãe? Todos nós sabemos; quer dizer hoje em dia do jeito que as coisas estão até vão existir pessoas que vão defender o agressor; mas sabemos que o agressor é quem está errado. Então, se você crer que cada um tem a sua verdade, você vai discutir o que em relação à algo assim?
E é aqui que entra Deus, o código moral que Deus nos deu. Creia você em Deus ou não, creia você na verdade de Deus ou não, mesmo que a justiça terrena, que é bastante falha, não condene o agressor, ele estará condenado pela lei de Deus (não estou falando aqui de salvação, mas do fato em si).
Essa consciência, esse código moral ele está impresso em nós. Mesmo que nós fizermos certas coisas, a nossa consciência sempre nos avisa. Como está escrito em Romanos 2:15 que diz assim: “os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos”. O que acontece é que muitas pessoas querem viver na sua vida de pecado e justificam a sua “verdade” contra a verdade de Deus.
Você acreditando ou não, isso não muda a verdade em relação aos fatos. Muitas pessoas dizem, eu não acredito nisso, não acredito que tem o errado ou certo. Mas deixa eu lhe dizer uma coisa, você pode dizer pra mim eu não acredito na lei da gravidade. A sua crença não irá mudar os resultados da lei, se por acaso, você se jogar de qualquer altura.
A Bíblia e a Verdade Absoluta
A palavra de Deus fala sobre a verdade em vários versículos. Jesus mesmo disse em João 14:6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Então aqui nesse versículo Jesus é a verdade. Já em 2 Timóteo 2:15 diz assim: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. A palavra da verdade é a própria palavra de Deus. Já em Salmos 25:5 fala assim: “Guia-me na tua verdade e ensina-me.” Em João 4:24 diz: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.
Então, amadas, como nós podemos ver, na própria Palavra de Deus, Jesus é a própria verdade. Não existe nossa verdade, mas sim nossa percepção limitada das coisas ou situações. Se eu estabelecer a minha verdade e o outro a sua teremos um grande problema e tudo se transformaria em um caos. Na realidade, estamos caminhando para isso como podemos ver hoje em dia que cada vez mais as pessoas trocando a verdade pela mentira.
Que possamos sempre guardar e defender a verdade de Deus independente de qualquer circunstância.
E lembre-se sempre: Seja forte e corajosa!! Jesus venceu o mundo por nós!!