Nós somos como Árvores!!
Muitas pessoas creem que se mudarmos os nossos comportamentos conseguiremos mudar nossa vida. Mas na realidade os nossos comportamentos são já a consequência e não a causa pela qual agimos de tal forma. Se buscarmos colocar outro comportamento em lugar de outro somente estamos encontrando outra forma para o problemas, mas na realidade eles continuam ali.
Deus nos chama para resolver o que está causando tal atitude e não a atitude em si. A Palavra de Deus fala que Ele não olha pro exterior, mas sim o interior, isto é, a atitude do nosso coração. Muitas vezes a pessoa pode até estar fazendo algo que aos olhos do homem parece bom, mas Deus conhece a motivação do nosso coração. Como diz em 1 Samuel 16:7 “porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.
Os comportamentos como vícios e compulsões são usados como algo para anestesiar a nossa dor. Você pode perceber muitas pessoas comem compulsivamente quando estão debaixo de estresse ou sob alguma situação das quais não conseguem resolver ou até mesmo não querem resolver no momento. Ou têm aqueles que buscam amenizar seus problemas com drogas, ou têm medo de enfrentar alguma situação então usa substâncias químicas para criarem coragem ou escapar de determinadas situações.
Se não pudermos olhar para dentro de nós e buscar a razão para certos comportamentos e tratarmos isso viveremos uma vida como fugitivos da verdade e sempre buscando artifícios temporários para resolver nossos problemas. O mesmo quando temos algum problema de saúde, o médico geralmente nos receita algo para a dor ou para tratar o sintoma, raramente se trabalha na causa do problema. Se não tratarmos a causa o problema continuará aparecendo. Quando colocamos nosso enfoque somente em mudar os nossos comportamentos as mudanças serão somente temporárias. Para haver mudança real é preciso trabalhar nas raízes dos nossos comportamentos.
Nós somos como árvores, os nossos comportamentos e situações ou pessoas que atraímos são os frutos. Dependendo da qualidade dos frutos se são bons ou maus podemos identificar as raízes da nossa árvore. Se nós temos raízes de rejeição na nossa vida e não as tratamos, nós consequentemente iremos ter pessoas ou situações que irão nos rejeitar e nos causar dano. Não venho dizer que depois de tratada a raiz de rejeição você nunca mais será rejeitado. Você com certeza irá, mas verá a situação com outros olhos, até mesmo com olhos de compaixão pela pessoa que lhe rejeitar. Os frutos são um caminho que nos leva até a ferida. Se quisermos dar bons frutos não basta somente tirarmos todos os frutos ruins da árvore, porque mais cedo ou mais tarde esses frutos ruins voltarão. O que precisamos arrancar são as raízes ruins e plantar boas no lugar para que os frutos sejam bons.
As raízes se encontram no nosso coração e o único que tem acesso a ele é Jesus. Somente Ele, se você der permissão, poderá entrar e arrancar todas as raízes más que se encontram aí. Assim como Jesus disse em Mateus 15:13 “Ele respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes”.
E você na sua vida quais são os comportamentos que você tem lutado tanto para mudar, que você por alguns dias até consegue manter, mas depois de um tempo volta a fazer tudo de novo? Ou tem alguém na sua vida que lhe trata de uma forma que você não aprecia e você já tentou de tudo mas não tem jeito de mudar? Entre em contato comigo aqui quem sabe eu posso lhe ajudar.
E lembre-se: Seja forte e corajosa!! Jesus venceu o mundo por nós!!